domingo, 30 de agosto de 2015

Como conservar suas roupas de frio: Parte 1

O frio mal deu as caras esse ano... Como a primavera vem vindo é hora de guardar no guarda roupa as roupas de frio, mas você sabe a melhor forma de conservar suas roupas mais quentinhas ? Roupas de lã especialmente, geram muitas dúvidas, principalmente quando lembramos daquelas cenas de filme, que entra uma blusa de lã adulto na máquina e sai uma blusa tamanho infantil de dentro (sinto muito, mas isso não é bem ficção). Mas não se preocupe, com essas super dicas suas roupas de frio vão ficar limpinhas e lindas!



1. Antes de qualquer coisa, tenha certeza que a peça precisa ser realmente lavada. A lã não deve ser lavada com frequência, pois é um material que absorve com muita facilidade água (por isso encolhe facilmente). O seu suéter de lã não precisa ser lavado todos os dias, assim como você provavelmente faz com outras roupas. Limpar suavemente manchas e arejar a peça de roupa pode ser suficiente para a sua higiene e conserva muito mais a roupa. 



2. Vai lavar. Mergulhe os itens de lã em água fria por algumas horas antes de lavá-los. Os deixe de molho em água fria até que todas as fibras estejam bem gordinhas. Este método vai ajudar a impedir que o tecido encolha. 

3. Se a roupa estiver muito suja, com manchas, passe uma escova levemente para tirar boa parte da mancha. A lã tem uma característica incrível que é se manter limpa! Obrigada ovelhas!

4. Existem produtos feitos especialmente para a limpeza da lã (consulte no supermercado) ou faça você mesma! É só misturar uma pouquinho de sabão líquido para roupas com água e se quiser dar um cheirinho a mais adicione uma pequena quantidade de óleo essencial (como lavanda). Dissolva o sabão na água quente e depois coloque água fria. Em seguida coloque a peça que vai ser lavada. Use apenas um pouquinho (uma colher de café é suficiente), pois o sabão aumenta a feltragem (absorção) da lã. Lave de preferência na piaTire a peça da bacia e esprema a peça de roupa com cuidado (bem de leve), não esfregue uma extremidade contra a outra, pois isso pode alterar as fibras. O calor, a agitação e detergentes são os inimigos número 1 da lã. A limpeza deve  ser tipo um enxágue, bem leve. Somente água fria é capaz de limpar bem roupas de lã. 


5.Se for usar a máquina de lavar cuidado!  Deixe a máquina encher com água fria, adicione o detergente (se for usar)  deixe a máquina agitar o detergente. Adicione as peças de lã e as pressione para baixo na água. Deixe de molho por 30 minutos. Configure a máquina para funcionar no ciclo de drenagem, em seguida, deixe-a encher de água novamente, sem nunca deixá-la agitar. Deixe as peças de roupas passarem 1 vez pelo ciclo de enxágue, e 2 vezes pelos ciclo de centrifugação para roupas delicadas. Se sua máquina for daquelas com a janelinha na frente, não esqueça de deixar no ciclo de água fria. 

Atenção! Independente da forma que você escolher para lavar a roupa de lã, sempre a seque em uma superfície plana para não deformar a fibra, e fazer com que suas blusas fiquem com bicos. 

Essas dicas também valem para casacos ou blazers confeccionados com pura lã que também podem sofrer de encolhimento, são peças sensíveis que devem ser tratadas com carinho. Se ficar com dúvida ou muito medo de lavar procure uma lavanderia, o serviço é um pouco caro mas deixa a sua roupa perfeita e conservada por muito tempo. Se cair gordura, fica a dica, use talco, o talco absorve como ninguém a mancha e nem precisa lavar depois, além de deixar um cheirinho ótimo na roupa. Cachecóis e gorros de lã, também não precisam ser lavados, só precisam tomar um arzinho de vez em quando. As meias você precisa observar se não estão com um cheirinho desagradável, mas de um modo geral podem ser usadas várias vezes antes da lavagem. Peças de lã devem ser penduradas em cabides pesados, como os madeira, para evitar que as fibras se deformem, mas o melhor mesmo é dobrá-las casos sejam blusas, assim as fibras descansam adequadamente. 

Fonte: pt.wikihow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário