domingo, 30 de agosto de 2015

Pequenos Guias: Como conservar suas roupas por mais tempo!

As roupas tem um desgaste natural não só pelo seu uso, mas também pelo processo de lavagem que muitas vezes por ser feito de maneira incorreta desgasta as peças muito mais rapidamente. Por isso, preparamos um mini guia para você conservar suas roupas (não só as da Cherrybox) por mais tempo e também mais bonitas. 

Lavagem:
O sabão em pó deve ser sempre bem diluído para lavar bem a roupa. Mas cuidado nunca despeje o sabão em pó ou líquido sobre a roupa, pois pode manchar e essa mancha não poderá ser removida posteriormente. E logicamente leia sempre a etiqueta da roupa com as instruções de lavagem, secagem e passadoria para não danificá-la e deixá-la bonita por mais tempo (isso é assunto para outro post ; p). Se for deixar de molho alguma peça nunca a deixe por mais de 2 horas, além de causar odor desagradável, após esse período,o sabão não faz mais efeito na remoção da sujeira.
Dica 1: prefira o sabão líquido ou em pó de coco para lavar as roupas, ele é mais suave, por isso não danifica as roupas.

Manchas:
Claro, nem é preciso dizer que quanto mais rápida for a tentativa de remoção da mancha após a substância monstruosa entrar em contato com o tecido, melhor, assim se evita uma mancha permanente e o desgaste da fibra com a fricção excessiva para removê-la. Para retirar uma mancha de gordura o velho truque de colocar talco em cima da bendita funciona sim e muito bem! Não quer arriscar? Existem removedores mais específicos à venda nos supermercados, ou use o velho e bom serviço de lavagem a seco das lavanderias. Além disso, quase todas as marcas de sabão para lavar roupas, têm produtinhos para remover manchas.  
Dica 1: para remover mancha de bolor, esfregue com uma escova de dente o fungo (sim ele está vivendo e crescendo na sua roupa) e deixe arejar ao sol, o sol ajuda a matar os fungos. 
Dica 2: antes de tentar remover a mancha, leia a etiqueta de composição da peça, alguma roupas não podem ser limpas com solventes. 


Como remover cheiro de cigarro:

Cheiro de cigarro é um cheirinho que incomoda (com todo respeito à quem fuma), quer retirá-lo sem precisar lavar a peça? Use uma bacia com água quente e duas xícaras de vinagre branco. Pendure as peças em algum suporte e feche a porta para que o vapor aja sobre a roupa. Faça isso de preferência no banheiro, para roupas de lã funciona que é uma beleza.
Dica: uma passadeira a vapor (portátil) quebra um super galho, além de desamassar pequenos amassador, ainda tirar o cheirinho do cigarro. 

Apagar marcas de queimadura:
Ih, passou o ferro muito quente e aí acabou marcando? Se a queimadura não for muito grave, pendure a peça sob o sol. A luz do sol diretamente sobre a queimadura faz com que a marca desapareça.
Dica: sempre passe roupas pretas ou de cor escura com um paninho por cima, isso evita o brilho que nada mais é uma queimadura na peça.

Evitar mofo ou bolor no guarda roupa:
Para evitar bolor no guarda roupa o ideal é abrir as portas dele por cerca de 30 minutos todos os dias, use anti mofos (existe uma grande variedade disponível hoje, com cheirinho e até mesmo um que não precisa ser descartado, após ele absorver toda a umidade no guarda roupa é só colocá-lo no microondas e reutilizá-lo. Ele é mais caro mais vale a pena). Se preferir opções mais baratas, use recipientes com pedaços de giz, cal virgem ou bicarbonato de sódio que absorvem a umidade muito bem.
Dica: se as suas roupas estiverem com um cheiro muito forte de bolor, deixe as de molho por 01 hora em recipiente com água e vinagre (1/2 copo). O cheirinho vai ser meio desagradável, mas aí é só lavar na máquina e pronto, cheirinho bom de novo!

Maquiagem um capítulo à parte:
Blush, Pó ou Sombra
Tente remover o excesso com cuidado (pode ser soprando ou usando um secador), para que não penetre muito na roupa. Coloque álcool sobre a mancha e com um paninho esfregue até remover o máximo possível. Coloque um pouquinho de vaselina líquida e lave a roupa só com água. 
Base ou delineador
Tente retirar o excesso aplicando um guardanapo de leve. Para remover a mancha você pode usar vinagre branco, água oxigenada (volume 20), ou glicerina (esquente ela um pouco em uma esponja) com álcool. Esfregue a mancha com um algodão, aguarde uns cinco minutos e lave a peça só com água e um pouquinho de álcool, para garantir a melhor limpeza. 
Batom
Sabonete branco pode resolver, se a peça for clara, esfregue o sabonete (seco) na mancha e depois lave normalmente. Se a peça for escura, tente um cubo de gelo, esfregue e depois lave. 

Mais dicas:
Dê preferência por lavar as roupas antes de guardá-las, mesmo se elas não estiverem com cheiro ruim ou sujas, com o tempo o suor e o resíduo de desodorante podem manchar (muito!) e danificar as fibras. E além disso, traças adoram roupas sujas.
Sacos plásticos ou capas plásticas não são a melhor opção para armazenar ou proteger as roupas, especialmente em cidades muito úmidas, a melhor opção são sacos de TNT ou tecido que deixam a roupa respirar e não acumulam umidade.
O cloro pode deixar a roupa mais amarelada, para evitar isso use vinagre branco no último enxágue da máquina.
Quando a roupa estiver muito suja, não use água quente em um primeiro momento, pois a ação da água quente pode fazer com que a sujeira grude ainda mais na roupa. Nesse caso lave primeiro com água fria e aí use água quente para remover os últimos resíduos.
Roupas de seda, viscose e acetato devem ser lavadas à mão e com detergente neutro. Quando for secar não torça a roupa e deixe secar à sombra, estendida sobre o varal, não pendurada. 
Roupas pretas devem ser lavadas com detergente líquido neutro para que não desbotem ou manchem.
Um arsenal que não pode faltar na sua casa: vaselina líquida, sabonete branco, removedor de mancha (sem cloro - pré lavagem), álcool, vinagre, gelo, detergente neutro, bicarbonato de sódio, acetona, um gelinho, sabão de coco, talco e anti mofo (comprado ou feito por você).




Nenhum comentário:

Postar um comentário